top of page

Idosos tem desconto em passagens aéreas?


Diálogo

No vai e vem de pessoas no dia a dia da agência, sempre nos deparamos com algumas dúvidas que merecem atenção: 👵 “Ouvi de um parente do amigo da minha neta que tenho 50% de desconto em passagens aéreas”… Essa é uma das dúvidas mais comuns, mas a verdade é que não é bem assim viu. rsrs


É verdade que quando se trata de viagens, idade não é problema. Segundo o ministério do Turismo, idosos estão viajando cada vez mais a cada ano que passa… E de acordo com uma mensagem que circula pelas redes sociais (se ela fosse verdade), o número de viagens feitas pela terceira idade iria mais que dobrar! 👩🏻‍💻 Dá uma olhada no texto abaixo… Nele informa que o desconto é previsto em lei, e que as empresas tem sim que conceder até 50% para idosos:

O textinho além de passar ideia errada, finaliza com um belo de um “Divulguem para todos os seus contatos” 😱🙄 Pois então a gente se vê no dever de dizer que ISSO É FAKE, VOVÓ! 👵 Quanto mais dados e números em um texto, mais convincente fica e nisso o pessoal que criou o boato jogou legal… Pode até ser que criaram isso sem maldade, mas na verdade não passa de um mal entendido, veja só:



🤓 No Estatuto do Idoso (Lei Federal n 10.741), a lei garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e municipal (rodoviário, ferroviário e aquaviário) às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. Quando o assunto é transporte interestadual, a lei visa garantir reserva de dois assentos gratuitos, além de conceder 50% no valor da passagem aos cidadãos com mais de 60 anos com renda igual ou menor do que dois salários mínimos… Até aqui, nadinha sobre transporte aéreo.



🤔 - Ta ok, e de onde essa ideia surgiu então? Muito provavelmente de projetos de lei propostos desde 1995 que tramitam regime de prioridade de serviços aos idosos, mas que nunca foram aprovados. Havia ainda um projeto de 2011, do senador Vital do Rêgo, que previa às companhias aéreas reservar 2 poltronas gratuitas para idosos… Sim, apenas 2! 😧 Não é difícil imaginar o porque também não foi aprovado não é mesmo?!

A gente só quer sanar as dúvidas do pessoal… É claro que as propostas chamam a atenção e seria bacana se essa vantagem ou até mesmo a gratuidade em passagens aéreas para idosos fosse real. Logo logo quem sabe? Hoje a legislação já prevê benefícios a essa faixa etária como: assistência social, descontos em eventos culturais, determinados transportes, isenção de imposto de renda, IPTU, planos de saúde, e outros. Em suma… 50% de desconto em passagens aéreas é uma informação bem exagerada.



A maior certeza é que nunca é tarde pra viajar, já que faz bem ao coração e enriquece a alma! 😊 Tem dúvidas? Deixa aí nos comentários e #BoraViajar!

498 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page